terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CURSO FÉ - LIÇÃO 7: RESISTIR - 1°PARTE

O ministério pessoal do Senhor Jesus se dividia em três fases distintas: ensinamento, pregação e manifestação do poder de Deus.

Examinando os relatos bíblicos, vemos que a parte de ensinamentos era a mais usada pelo Senhor. Pode-se perguntar se não reside aqui a diferença entre o nosso ministério e o do Senhor? Ou o que explica os resultados que Ele obtinha? Não disse Ele que os que nEle cressem fariam as mesmas obras que Ele fazia e outras maiores ainda fariam?

Quando o Senhor Jesus começava a ensinar, o povo se maravilhava. Nas Suas reuniões todos os tipos de milagres e de transformações ocorriam, pelo simples fato de o Senhor abrir as Escrituras e mostrar a Verdade ao povo. Hoje, em qualquer lugar em que alguém consegue abrir os olhos do povo para o que a Bíblia fala, também ocorre uma avalanche de milagres.

RESTRIÇÕES ÀS ATIVIDADES DO DIABO

Apesar de sabermos que o diabo está mais do que nunca realizando a sua obra de destruir a humanidade, temos que ter o cuidado para não exagerar creditando a ele uma capacidade maior do que, na verdade, possui. É preciso que se saiba que existem restrições às suas operações. Ele não pode sair por aí destruindo a quem quiser. A Bíblia diz que naquele que é nascido de novo ele não pode tocar:

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (1 Jo 5.18).

Antes do Senhor Jesus ter derrotado o diabo, o inimigo agia aqui no mundo como se fosse o dono do nosso planeta. Mas, com a morte de Cristo, o diabo perdeu o domínio sobre a raça humana, e foi expulso desta terra:

Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo (Jo 12.31).

Até mesmo antes da vinda de Jesus, quando, ainda, o diabo agia como príncipe deste mundo, ele tinha que obter permissão para atacar o povo de Deus, como por exemplo:

I - O caso de Jó: E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles... E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão, somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor (Jó 1.6,12).

II - Na tentação sofrida pelo Senhor no deserto. O próprio Espírito de Deus levou o Mestre àquele lugar para que fosse tentado pelo diabo: Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1).

Ill - Chegando a hora da Sua crucificação, o Senhor Jesus informou a Pedro que o diabo havia feito um pedido para o cirandar (passar pela ciranda, peneirar):

Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos (Lc 22.31-32).

Todos esses casos ocorreram antes de o diabo ter sido despojado do seu poder. Hoje, em hipótese alguma, ele terá condições de nos oprimir, a menos que o nosso Deus o permita. Quanto a tirar-nos das mãos de Jesus, jamais conseguirá:

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai (Jo 10.28,29).

Não devemos temer, diante de qualquer tentação que o diabo venha a nos trazer, nem sequer ficar desesperados; mas resistir, firmes na fé, usando o Nome de Jesus:

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo (1 Pé 5.9).

Quanto à razão de o Senhor nos fazer passar por várias tentações, podemos estar certos de que Ele o faz para o nosso próprio bem. E, ao invés de nos aborrecermos com elas, devemos nos encorajar no Senhor, pois Ele é fiel e não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças:

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (1 Co 10.13).

---Continua---

4 comentários:

  1. Olá Querido Lipe,

    A tua postagem, de hoje, reforça as anteriores.
    É fundamental resistir.
    E a quem? A Satanás.
    Avó joão rezava uma oração e me a ensinou, que dizia mais ou menos isto: Sai, sai Satanás, no meu corpo e na minha alma, parte, tu nunca terás.
    Era um sábio!
    Que Jesus permaneça nas nossas vidas e o aceitemos, desde logo, com verdade.

    Muitos beijos e abraços de muita luz.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querido Felipe,

    Me esqueci de referir, quanto gostei e achei significativa a imagem, que encima tua postagem.
    Bíblia aberta,na passagem conveniente e com chaveta ao lado do versículo e escrito manualmente a frase: Salvo por ele.
    Se não for assim, me diz.
    É em S. joão? Sei, que já falaste desse versículo, mas estou a reaprender.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe.
    É sempre bem vinda a Palavra do Senhor, e muito importante para nosso crescimento espiritual um curso para conhecer e exercitar nossa fé. Bom feriado para você, na paz de Jesus, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querido Felipe!

    Este post foi escrito por ti em 2011, portanto há mais ou menos dois anos, e está comentado, por mim, também.

    HOJE, TÉRMINUS DE UM ANO, E INÍCIO DE OUTRO QUE IRÁ COMEÇAR, (aqui, em Portugal, começará, primeiro, porque estamos em hemisférios opostos) TE DESEJO UM FELIZ E RISONHO ANO NOVO, COM SAÚDE, PAZ, SERENIDADE, AMOR E MUITA SOLIDARIEDADE.

    Tudo de bom!

    Beijos e abraços, bem apertadinhos, e com muito carinho para ti e tua família.

    ResponderExcluir