terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CURSO FÉ - LIÇÃO 12: REALIZANDO A OBRA DE DEUS - 2°PARTE

O EXEMPLO DE JESUS
Quando Jesus esteve aqui no mundo, curou a todos. Ele nunca aprovou o sofrimento, nem disse a ninguém que Deus queria que ele sofresse. Nesta passagem da cura do cego, Ele não falou que o homem nascera deste modo para que o Senhor Deus algum dia viesse a receber glórias pela sua cura.

Como sabemos, o Novo Testamento foi escrito na língua grega, e o grego daquela época não conhecia os sinais de pontuação como hoje nós conhecemos. Também João, ao escrever o seu Evangelho, não o dividiu em capítulos e versículos, ele o escreveu como uma carta. Atribui-se ao cardeal Hugo, falecido em 1263, ou a Stephen Langton, falecido em 1228, a divisão da Bíblia em capítulos. A divisão em versículos foi obra de Robert Steves em 1551. A tradução deste trecho teria sido melhor se tivesse sido feita deste modo:

Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais. Mas para que a obra de Deus seja realizada, é necessário que façamos a obra daquele que me enviou, enquanto é dia: a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

Como é diferente, não é verdade? Quantos milhões de criaturas têm sofrido desnecessariamente durante anos, porque pensavam que os seus sofrimentos lhes foram dados para que um dia as obras de Deus nelas se manifestassem e Deus recebesse a glória.

Os discípulos perguntaram: Quem pecou: este ou os seus pais para que nascesse cego? A pergunta que fizeram é bastante esquisita. Como poderia ter ele pecado antes de nascer? E, Jesus, respeitando o raciocínio deles lhes diz: Nem ele pecou, nem os seus pais. A pergunta foi respondida; porém, sobre a causa real do sofrimento, Jesus não falou nada. Talvez porque a Escritura já falara, em outras partes, que a causa de todo mal é o pecado de Adão. Porém, aproveitando a ocasião, o Senhor deu uma grande revelação: Mas para que a obra de Deus nele se manifeste, é necessário que façamos a obra daquele que me enviou.

Era Jesus, o homem, quem deveria fazer as obras de Deus. Se Ele não as fizesse, elas não seriam feitas. Durante anos, aquele cego e outros doentes sofreram, porque ninguém fazia as obras de Deus. O mesmo é verdade hoje, milhões estão sofrendo porque a obra de Deus não está sendo feita. Alguém pode sofrer durante anos mesmo sendo membro da melhor igreja: se ele não fizer a obra de Deus em sua vida, isto é, não repreender o mal, não exigir a saída das doenças e o fim do sofrimento, nada será feito.

É necessário que façamos a obra dAquele que nos enviou enquanto é dia. Para isso, recebemos essa missão do Senhor Jesus.

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem; em meu nome, expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Mc 16.15-18).

Quando saíram para fazer a obra de Deus, veja o que aconteceu: E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! (Mc 16.20).

Acorde, meu irmão! Já fomos enviados. Temos uma missão. Devemos fazê-la já, a partir de agora.

---Continua---

3 comentários:

  1. Boa tarde Querido Felipe,

    Esta postagem vem na sequência da de ontem, e a li, com igual atenção.
    Hoje, já entendi a "cura do cego" e a explicação, que deste em relação ao dia e à noite.
    Gostei muito de saber a parte histórica da própria Bíblia, que desconhecia, de todo.
    Ponho sempre dúvidas em relação ao que afirmam os historiadores, porque quem conta um conto lhe acrescenta um ponto.
    Irei pesquisar sobre o assunto.

    Depois aparecem as metáforas, muito correntes e usuais nos Evengelhos: falarão novas línguas, expulsarão os demónios, pegareis em serpentes, beberão coisas mortíferas e nada de mal acontecerá.
    Eu entendo, o que Jesus queria dizer com tais palavras.

    Quem reenpreender o mal e sairem para fazer a obra de Deus será digno da salvação.

    MAS É PRECISO COMEÇAR JÁ! PARTAMOS!
    ASSIM SEJA.

    GLORIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE.

    Beijos de muita luz e sinceridade.

    ResponderExcluir
  2. E vamos nós seguindo os passos Daquele que nos criou...
    Que Deus a cada dia te renove em sabedoria...
    Bjuss!!1

    ResponderExcluir
  3. Temos uma missão, eu tenho uma missão e devo caminhar de acordo com a vontade do Pai e realizar a sua obra

    "Mas para que a obra de Deus nele se manifeste, é necessário que façamos a obra daquele que me enviou."

    Abraços e arigatou pelo carinho e mensagens deixados em meu blog
    Giovanna

    ResponderExcluir